terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Viagem ao Universo

Oiii, como vão? Espero que estejam bem :)
Vim escrever sobre o universo! Como assim... sobre os planetas, estrelas, auroras, etc..

Pra começar, você sabe o que são Auroras Boreais e Austral?
As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.
Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.
A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.
Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns.

Juro que cheguei a chorar, é muitoooooo lindo, espero demais ver pessoalmente uma paisagem dessa :')

Pra você ter mais noção do tamanho do mundo, vê esse vídeo também, que mostra que somos menores do que imaginamo! Pra quem se interessa em saber mais sobre eles, tem esse estudo dividido em 10 partes, são 10 minutos cada um, mas pra quem se interessa é super TUDO entender!..

Parte 1  - http://www.youtube.com/watch?v=-3yusWweALQ&feature=related
Parte 2 -  http://www.youtube.com/watch?v=M4z3-sqIWn4&feature=related
Parte 3 -  http://www.youtube.com/watch?v=E1Bq3DKkdjM&feature=related
Parte 4 -  http://www.youtube.com/watch?v=yiS1NpORXDI&feature=related
Parte 5 -  http://www.youtube.com/watch?v=Izi0Q0OQmsk&feature=related
Parte 6 -  http://www.youtube.com/watch?v=Ud7uYz0mOVM&feature=related
Parte 7 -  http://www.youtube.com/watch?v=FXZTIasNwBU&feature=related
Parte 8 -  http://www.youtube.com/watch?v=Ky8G6hDcEcM&feature=related
Parte 9 -  http://www.youtube.com/watch?v=z-0iD_dvQJ4&feature=related
Parte 10- http://www.youtube.com/watch?v=0U96enMnXAg&feature=related

Estrelas..

Uma estrela é um corpo celeste luminoso formado de plasma. Por causa de sua pressão interna, produz energia por fusão nuclear, transformando moléculas de hidrogênio em hélio. A energia gerada é emitida através do espaço sob a forma de radiação electromagnética (luz), neutrinos e vento estelar. A estrela mais próxima da Terra - depois do do Sol, a principal responsável por sua ilimunação - é Próxima Centauri, que fica a 40 trilhões de quilômetros, ou 4.2 anos-luz.A energia emitida por uma estrela está associada a sua pressão interna, que possibilita um ambiente adequado à fusão nuclear, que produz energia, transformando moléculas de hidrogênio em hélio. Uma estrela tem de ter uma massa acima de um determinado valor crítico (aproximadamente 81 vezes a massa de Júpiter) para que a pressão interior seja suficiente para ocorrerem reações nucleares de fusão no seu interior. Corpos que não atingem esse limite, mas que ainda assim irradiam energia por compressão gravitacional chamam-se anãs castanhas (ou anã marrom) e são um tipo de corpo celeste na fronteira entre as estrelas e os planetas, como gigantes gasos. O limite superior de massa possível para uma estrela depende do limite de Eddington.A maior fração dos elementos mais pesados que o hidrogênio ou hélio no universo como o ferro, níquel ou outros metais foram gerados a partir da fusão termonoclear nos núcleos estelares. Elementos cada vez mais pesados gerados nos núcleos com a escassez de elementos leves possuem menor eficiência energética a partir de sua fusão - um ciclo de transições de elementos que eventualmente leva à morte da estrela. Uma estrela em seu fim pode ter diversos destinos dependendo de suas características, como dar origem a uma gigantesca explosão, as supernovas, entrar em colapso dando origem a um buraco negro ou originar uma anã branca.

As estrelas visíveis aparecem como pontos brilhantes e cintilantes (por causa de distorção óptica causada pela atmosfera) no céu noturno, à exceção do Sol que devido a sua proximidade é visto como um disco e é o responsável pela luz do dia. O uso comum da palavra estrela nem sempre reflete o verdadeiro objeto astronômico: todos os pontos cintilantes no céu são frequentemente chamados de estrelas, apesar de poder serem planetas visíveis, meteoros (estrela cadente), galáxias, nebulosas, cometas ou até mesmo um sistema binário formado por duas estrelas, como é o caso de Alpha Crux, que constitui a extremidade mais brilhante do Cruzeiro do Sul (ou Crux).

Estrela Cadente

Quem nunca fez um pedido ao ver uma “estrela cadente”?

É muito comum vermos, em noites estreladas, as chamadas “estrelas cadentes”, assim como é comum lembrarmos, que ao vermos estes corpos cruzando os céus, temos que fazer um pedido. Mas, o que são estrelas cadentes?
Estrelas cadentes não passam de um fenômeno luminoso que acontece na atmosfera terrestre ocasionada pelo atrito entre corpos sólidos vindos do espaço, os chamados meteoritos.

Os meteoritos são pedras espaciais entram na atmosfera a uma velocidade de 250 000 km/h e se incandescem devido ao atrito. Isso ocorre a uma altura de aproximadamente 50km, da superfície da Terra, e dura apenas alguns segundos. Alguns desses corpos se desintegram e ionizar o ar dando origem a um rastro luminoso. Outros, porém, atingem a superfície, algumas vezes causando estragos em casas e automóveis, esses são chamados de meteoritos, e são de grande importância astronômica.
Em uma noite escura e sem nuvens, podemos observar, cerca de dez estrelas cadentes no intervalo de uma hora, algumas com um estrondo parecido ao de um trovão bem distante.

Então lembre-se, ao fazer um pedido para uma estrela cadente você estará fazendo um pedido para uma pedra vinda do espaço que fatalmente se desintegrará.
(Apesar de ser comum, como falam, a primeira vez que vi, foi ano passado, em 2011, foi tudo, tudo, sério, é muito emocionante ver uma kkk..)

Se formos parar pra tentar entender, ficamos loucos, é muuuuuuuita curiosidade, muitas dúvidas, algumas já foram comprovadas, mas outras nunca conseguiremos entender!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário